sábado, 12 de fevereiro de 2011

Reflexão inicial sobre a disciplina

1-    O que eu espero dessa disciplina?
            Eu espero nessa disciplina descobrir a respeito da primeira concepção de Jardim de Infância no Brasil, compreender quais as políticas públicas que foram determinantes nessa época e perceber os avanços, ou não, até os dias atuais.

2-    O que a disciplina pode esperar de mim?
            A disciplina poderá esperar de mim: leitura prévia dos textos e artigos, participação nas aulas, dedicação aos trabalhos, assiduidade e pontualidade.

3-    O que você entende por infância e por criança?
            Para mim infância é o período de vivência do indivíduo desde o seu nascimento até a fase da puberdade. Criança é um ser humano dotado de direitos: direito a brincar, a ter educação, a ter uma família, moradia, etc.

4-    Os conceitos de criança e infância significam a mesma coisa? Justifique.
Para mim esses dois conceitos são diferentes, pois vejo a infância como uma fase da vida e a criança como sujeito.

5-    A infância realmente existe ou é uma criação nossa?
A infância existe e é uma fase que devemos respeitar na criança dando a ela oportunidades de bem aproveitá-la. Essa fase não é criação nossa, pois se negássemos sua existência diríamos que a criança seria um adulto em miniatura o que é um absurdo, pois as crianças têm necessidades diferentes das do homem adulto e um processo de maturação também diferenciado.

6-    Defina educação infantil e políticas públicas.
            A definição de educação infantil é uma modalidade escolar que atende a criança de zero a cinco anos e políticas públicas são ações que visam beneficiar a população em geral, trazendo melhorias e garantir os direitos previstos na Constituição.

7-    Todas as crianças vivem a infância da mesma forma?
            Podemos dizer que nossas crianças, infelizmente, não estão vivendo a infância da mesma forma, pois vemos as desigualdades socioeconômicas, a criminalidade e o abandono surgirem como obstáculos à melhoria da qualidade de vida dessas crianças e de garantir um futuro seguro a elas.
           

Um comentário:

  1. Gina, o seu blog está muito lindo, suave e inspirador. Parabéns!
    Ah! Já estou te seguindo. Me segue também?
    Um abraço!
    Andréia

    ResponderExcluir