sábado, 26 de fevereiro de 2011

Memorial - Minha história com a Educação Infantil

            Minha história com a Educação Infantil começou há vinte e quatro anos atrás, quando tinha doze anos de idade e comecei a evangelizar crianças em um Centro Espírita em Uberlândia – MG.
            Depois no início de 2002 fiz meu primeiro estágio no curso de Pedagogia na UNB voltado para Educação Infantil, inclusive minha professora orientadora no estágio foi Maria de Fátima Guerra. O estágio foi em uma escola de Educação Infantil no Núcleo Bandeirante onde estagiei em uma turma de Jardim I, cuja idade era de quatro anos.
            Me formei e fiz a conhecida peregrinação em diversas escolas deixando meu currículo e fui selecionada em uma escola pequena no Guará I. Como aprendi!  Até hoje mantenho a amizade com as colegas professoras e com as donas da escola.
            Lecionei em uma turma de quatro anos e foi maravilhosa essa experiência, pois aprendi muito. Era uma turma pequena, apenas dez alunos, trabalhávamos com o construtivismo, cujo suporte teórico era de Jean Piaget e Emília Ferreiro. Desenvolvíamos a criatividade das crianças explorando materiais com sucata para fazermos bichos, fantoches, instrumentos que depois eram expostos na Festa da Família.
            No ano seguinte fui convidada para ser coordenadora da escola, então comecei a ver a escola como um todo e descobri como é difícil a sua rotina. Mas pude crescer com essa experiência e descobrir também que não há lugar melhor do que a sala de aula.
            Em 2005, fui chamada para a Secretaria de Educação e assumi em uma turma de 3ª série, mas no ano de 2006 fiquei com uma turma de 2º Período. Simplesmente amei, foi à melhor turma que já lecionei na Secretaria de Educação até hoje, pois eram trinta e cinco crianças, bastante tranquilos, já oriundos da escola, nada de choro e adaptações.
            Consegui entrar em uma rotina legal, procurei deixá-los bem independentes. Eles mesmos abriam seus lanches e depois limpavam as mesinhas. Coloquei no fundo da sala pregos com as letras iniciais do nome de cada um e eles já chegavam e colocavam as lancheiras nos preguinhos certos, as mães riam muito, pois imaginavam os filhos ainda bebês e eles mesmos falavam que já davam conta de se virarem sozinhos.
             Agradeço muito a experiência que tive na escola particular, pois facilitou muito a minha vida profissional na escola pública, pois muitas experiências que deram certo na escola particular pude adaptar a rotina do 2º período o que proporcionou aos alunos grandes avanços e me deixou bastante segura.
            Trabalhando na mesma escola há cinco anos, pude acompanhá-los durante esses anos, vendo o desenvolvimento deles e também muitos fracassos pelo caminho. Alguns repetiram de série, outros ficaram mais rebeldes, mas enfim cada um segue seu destino.
            O engraçado é que quando entrei nessa escola ninguém queria escolher a turma do Jardim, mas nos anos seguintes acho que os colegas perceberam que ali era “ouro”, pois não sobravam mais essas turmas. Com o passar dos anos fui notando que as turmas de Educação Infantil foram diminuindo ficando mais difícil escolhê-las, por isso fui ficando com turmas com crianças maiores.
            Esse ano mudei de escola e fiquei com o 5º ano, mas quem sabe terei a oportunidade de voltar a lecionar em uma turma de 2º período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário