sábado, 16 de abril de 2011

Aula 8: Avaliação da Disciplina

1- O que aprendi com a Disciplina?
            Essa disciplina me fez conhecer a vasta legislação sobre a Educação Infantil, como também todo o apanhado histórico sobre essa modalidade da educação básica.
            Percebemos ao longo da disciplina que muito ainda há de ser feito para a Educação Infantil, tivemos sim, muitos avanços, mas o caminho a ser percorrido ainda é longo e que somos perseguidos por retrocessos históricos como atendimento em creches domiciliares, sem estrutura e capacidade para acolher crianças que necessitam de um atendimento especializado e que por isso não pode ser realizado por qualquer um.


2- Quais foram os impactos da Disciplina com a sua prática docente?
            Primeiramente essa disciplina contribuiu para uma mudança de concepção de criança, pois muitas vezes olhamos para nossos alunos e achamos que são seres inocentes, que necessitam somente de cuidados e que não tem experiências significativas para expor. Com as leituras dos textos e debates promovidos podemos perceber que as crianças que estão dentro de nossas salas de aula são cidadãs, dotadas de direitos, criativas, espontâneas, sabem o querem e, além disso, estão inseridas na sociedade produzindo e modificando a cultura existente.
            Com tudo isso passei olhar melhor para esses seres tão especiais que merecem nossa atenção, nosso carinho, mas também nossa contribuição como parceiros em busca de uma educação de qualidade.
            Da mesma forma, percebi que o conhecimento das legislações e diretrizes voltadas para a Educação Infantil contribui bastante na formação e na atuação do docente, pois é conhecendo que iremos lutar por nossos direitos e também pelo direito de nossos alunos.
                       
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário