sábado, 19 de março de 2011

Aula 5: Infância como construção social

“A construção social da criança: o que isso significa?”

[1]Gina Morais Silva

            Podemos dizer que o conceito de infância e de criança foram construídos socialmente e dependem intimamente da cultura em que estão inseridos. Há comunidades onde as crianças são consideradas frágeis e outras onde as crianças trabalham e convivem no mundo dos adultos como, por exemplo, as crianças indígenas.
Já na Idade Média as crianças viviam no mundo dos adultos, fazendo tudo o que eles faziam. Isso significa que nessa época a criança não passava de um adulto em miniatura.
            Com o passar dos anos já no final século do XVII, a criança deixa de ser vista como mera “distração” e começa a então a preocupação em preservá-la e discipliná-la.
A partir dessa mudança de pensamento, a educação das crianças começa a ocupar papel de destaque na sociedade e é então que na modernidade projeta-se uma visão de preparação da criança para o futuro; visão que até hoje é preconizada em muitas instituições escolares.
O que não podemos negar é que essas concepções foram construídas a partir da visão social e cultural de determinada época e que até hoje trazemos arraigadas em nossa sociedade.
Portanto, podemos afirmar que, tanto o conceito de infância quanto o conceito de criança foram construídos socialmente e determinam a nossa prática pedagógica em sala de aula.


[1]  Aluna do Curso de Especialização em Educação Infantil - UNB e Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário